TOP
Image Alt

Estúdio Siamo

Imagem com o logo da ShiftT, a aceleradora de startups da Tupy, com o fundo azul

ShiftT, a Aceleradora de Startups da Tupy

Batizamos o novo programa de aceleração de startups da multinacional Tupy e desenvolvemos toda a sua identidade visual e DNA de Marca, além de colaborar com a estruturação do site – principal ponto de contato das startups com a empresa.

Com o objetivo de acelerar startups com modelos de negócios e tecnologias disruptivas, ShiftT nasce em um momento de busca de conexão entre empreendedores e Tupy, que há mais de 80 anos é referência no segmento de ferros fundidos.

Branding

Fomentando a inovação e o desenvolvimento sustentável

O Programa de Aceleração de Startups da Tupy nasce de um movimento que acredita na importância estratégica de apoiar e fomentar tecnologias, produtos e soluções inovadoras para gerar valor compartilhado entre as organizações, a sociedade e o meio ambiente.
Portanto, o objetivo da ShiftT é acelerar startups com modelos de negócios e tecnologias disruptivas, fortalecendo o ecossistema de inovação e o desenvolvimento sustentável, via conexão entre empreendedores e a empresa que há mais de 80 anos é referência no segmento de ferros fundidos.

Por que ShiftT?

O verbo “shift”, em inglês, expressa o conceito de mudança, movimento, típico da energia criativa presente nas startups. O T maiúsculo faz conexão com o nome da empresa. Além disso, o atalho do teclado Shift+t=T denota o engrandecimento e ampliação de algo. Ao juntarmos ambos os conceitos, temos um nome que significa mudança – tanto para startups, como para a Tupy – e a expansão de uma ideia ou um projeto. Já o símbolo remete, em sua forma, à hélice tripla, um modelo colaborativo difundido no meio da inovação.
Gif animado símbolo ShiftT
Paleta de cores do brandbook da ShiftT
Imagem de mockup da Papelaria ShiftT aceleradora de statartups da Tupy

Uma marca que nasce preparada para o futuro

Ao desenvolver um projeto inovador para uma empresa tradicional é fundamental ter respeito e cuidado para olhar para o futuro sem ignorar tudo o que foi construído até aqui. Em ShiftT foi preciso equilibrar a história consolidada da companhia com a inovação, abrindo um diálogo para um público externo moderno, sem se desconectar com a essência da TUPY.

ShiftT é uma marca que já nasce sabendo quem ela é o que deseja construir.

Banner com a frase expanda suas ideias, construa nosso futuro, slogan da ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, com homem trabalhando em uma lousa
Mockup de cartaz da ShiftT, aceleradora de Startups da Tupy
Mockup de um outdoor da shiftT, na fachada de um prédio empresarial

Estudo de Branding

O desenvolvimento da nova marca faz parte de um planejamento de inovação dividido em duas etapas: gerar soluções para necessidades internas e investir em novos negócios para ampliar oportunidades. Para isso foi criada a Tupy Up, uma área interna de desenvolvimento e inovação.
ShiftT faz parte desse movimento maior que conecta a Tupy à inovação dos negócios e ao futuro.
Por isso, o estudo de branding contou com um processo de imersão sobre a Tupy Up e o contexto das Startups brasileiras. O Estúdio Siamo fez uma investigação sobre a identidade, a proposta e a promessa da marca, que serviriam como base para o DNA da marca e para o Brandbook de ShifT. As trocas de informações e workshops com o cliente também foram muito importantes para definir como essa marca deveria se portar e se mostrar para o mercado.
Além do branding, a Siamo gerenciou a agência responsável pelo desenvolvimento do site, coordenando pontos como a identidade visual da página, funções de navegabilidade e o conteúdo.

Acesse o site da ShiftT Aceleradora de Startups Tupy.

Mockup de Cartão de visita ShifT
Mockup com Cartazes da ShiftT, a aceleradora de startups da Tupy
Imagem com fundo azul e prints de sessões do site da ShiftT, a aceleradora de startups da Tupy
Lâminas Brandbook ShiftT

ShiftT na Mídia

Confira a repercussão do projeto na mídia
Planejamento: Pedro Cizoto 
Direção de Arte: Ana Paula Megda 
Design: Rafael Busmayer e Ana Paula Megda
Redação: Pedro Cizoto
Desenvolvimento do Site: Hangar Digital