TOP

Memórias do Sorvete

Para celebrar a trajetória de 70 anos da marca, um livro customizado, original e relevantes para quem produz sorvete no Brasil.

A Selecta Sorvetes, marca da Duas Rodas, é líder do mercado nacional na produção de matérias-primas para gelados comestíveis.”Memórias do Sorvete” é um livro que conta a trajetória da empresa e celebra este alimento milenar. O conteúdo também se estendeu para versões multiplataformas nas redes sociais, e-book, vídeo e eventos, além de arrematar dois prêmios de design.

Conteúdo Customizado, Projeto gráfico, Planejamento Estratégico, Ilustração, Fotografia

Um livro para celebrar

“Memórias do Sorvete – Uma celebração à delícia gelada que ganhou o mundo, inspirou histórias e espalhou doçura” retrata, a partir da celebração dos 70 anos da Selecta Sorvetes, os diferentes aspectos da relação humana com o sorvete. Mais do que comemorar o legado da marca que revolucionou a indústria do sorvete no Brasil, o projeto se propôs a ir além de um livro institucional convencional: o resultado é uma obra que reúne a saga empreendedora da Selecta e de seus clientes, dados de mercado, curiosidades sobre o mundo do sorvete, sua importância para a indústria de alimentos e projeções para o futuro do setor. “Memórias”, além de um livro comemorativo, tornou-se fonte de pesquisa para admiradores e profissionais do segmento.

A SOLUÇÃO

Mais humano

O livro se propõe a fugir do estereótipo austero de publicações de caráter puramente institucionais. Depois de um intenso trabalho de pesquisa, apuração de informações, dezenas de entrevistas em 4 estados do país e mais de 20 especialistas consultados, foi possível conceber um projeto com diferentes formatos de informação – como linha do tempo, infografias, entrevistas e receitas –, trazendo riqueza textual e visual para a obra.
Retratos com características mais humanas e espontâneas, fotos de receitas com produção de objetos vintage, fazem contraponto às ilustrações modernas e infográficos de cores vibrantes, elementos visuais fundamentais para mostrar uma empresa com anos de experiência, mas que não deixa de ser atual e pensar no futuro.

Potencializando o impacto

Um projeto multiplataforma

A estratégia de canais para “Memórias do Sorvete” considerou ações transmedia para dar ainda mais ressonância ao projeto – eventos de lançamento para representantes e clientes, apresentações keynote, peças para exposição contendo linha do tempo e curiosidades, além de vídeos com conteúdo e ilustrações extraídas do livro para diferentes plataformas digitais.

Impacto

A obra foi além de um registro, tornando-se um material reconhecido pelo setor e indústria do design

Construção de Marca

Por ser orientado ao conteúdo – e não à publicidade – o projeto gerou conexão emocional com seu público e setor, trabalhando de forma eficiente as crenças centrais da marca, seu DNA de inovação e suas aspirações para o futuro.

Um material de consulta

O amplo processo de pesquisa de “Memórias do Sorvete” compila e registra, em uma só obra, fatos e informações históricas antes dispersas, contribuindo para preservar a história da empresa e deste alimento tão presente na vida das pessoas.

Dois Prêmios de Design

O projeto foi premiado no Brasil Design Awards 2019 (Categoria publicações corporativas) e foi selecionado para a 13a Bienal do Design Gráfico da ADG. Saiba mais.

“A Siamo mais que abraçou a causa: fez esse projeto virar realidade com todo seu profissionalismo e mergulhou de alma e coração para explorar cada detalhe, transformando o conteúdo de forma dinâmica, leve, divertida e muito interessante.”

Adriane Gneipel, coordenadora de Marketing da Duas Rodas

Planejamento estratégico: Pedro Cizoto
Direção de Arte e Projeto Gráfico: Ana Paula Megda
Designer: Robson Brüning 
Edição: Roberta Benzati
Texto: Roberta Benzati, Chloé Pinheiro e Rafaela Mazzaro
Foto: Estúdio Panka, Ricardo Perini
Ilustração: Willian Santiago