TOP
Image Alt

Estúdio Siamo

Infografia e visualização de dados na comunicação

Entenda como os recursos visuais e gráficos da infografia e visualização de dados podem ser aplicados para compilar informações complexas de maneira leve, didática e interativa.

Vivemos em uma sociedade hiperconectada e frequentemente bombardeada por informações. Como defesa natural, nossa tendência é filtrar e ignorar o que julgamos irrelevante ou confuso, criando um funil seletivo para o que de fato aceitamos absorver em nosso cotidiano.

Como efeito, a eficácia no processo de comunicação depende não somente da temática do conteúdo apresentado, como também do formato e da estratégia adotados para transmitir as informações. 

Nesse contexto, entram recursos como a infografia e a visualização de dados, que entregam às audiências um formato interativo e divertido para consumir algo mais complexo.

Contando histórias por meio da infografia

Um infográfico é uma coleção de imagens, gráficos e textos enxutos que oferecem uma visão resumida e descomplicada sobre um assunto. 

Esse recurso é explorado há muito tempo em áreas de ciência, livros de história e pelo jornalismo, como forma de informar com maior eficiência. 

No universo das marcas, as possibilidades de aplicação são muito variadas, incluindo processos e outras informações complexas. Como o formato pressupõe a interação de gráficos e textos, ele é idealmente planejado e desenvolvido pela parceria de um designer e um redator.

Uma das principais vantagens da infografia é seu caráter interativo, permitindo adaptações para situações impressas (em livros, revistas, folders e similares) ou digitais (como sites, hotsites, apps e vídeos).


Visualização de dados para destacar informações complexas

A visualização de dados (do inglês data visualisation) é uma ferramenta de comunicação que consiste na análise, tratamento e expressão de dados de forma visual. Para isso, ela utiliza diferentes recursos e elementos como tabelas, gráficos, mapas, textos e diagramas.

Sua aplicação na sociedade envolve a política (analisando fenômenos sociais, por exemplo), a ciência (como no estudo de doenças), engenharia de tráfego, estatística, entre tantas outras aplicações.

Seu uso no universo das marcas pode abranger uma série de contextos e necessidades como relatórios, resultados de pesquisas, estatísticas e projeções.

Em seu primeiro estágio de desenvolvimento, os dados brutos e desordenados (como uma planilha, por exemplo), são analisados, filtrados e classificados. Esse tratamento é essencial para criar a hierarquia e o percurso no qual os dados devem ser mostrados. 

Em seguida o designer desenvolve o layout e a diagramação de acordo com o canal a ser explorado – que assim como na infografia, pode ser impresso ou digital.

Ficou interessado em desenvolver um Infográfico ou Visualização de Dados? Fale conosco.