TOP
Image Alt

Estúdio Siamo

Museu da casa Brasileira, palco da premiação do Brasil Design Awards 2019

Estúdio Siamo é premiado no Brasil Design Award

Publicação editorial desenvolvida pelo Estúdio Siamo foi reconhecido no Brasil Design Award e selecionado para a 13ª Bienal Brasileira do Design Gráfico

 

 

Ao retratar o legado de uma empresa e a sua relação com um alimento milenar, doce e irresistível como o sorvete, o Estúdio Siamo conquistou reconhecimento em duas grandes premiações do design brasileiro.
O livro “Memórias do Sorvete – Uma Celebração à Delícia Gelada que Ganhou o Mundo, Inspirou Histórias e Espalhou Doçura”, um projeto gráfico customizado criado para a Selecta Sorvetes, conquistou o Bronze na Categoria Design Editorial – Publicações Corporativas no Brasil Design Award (BDG). 

Esta é a maior e mais abrangente premiação do universo do design nacional. O prêmio foi entregue no dia 21 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Na cerimônia, foram reconhecidos os 340 projetos premiados, somando 140 empresas selecionadas de todo o Brasil.

A partir dos 70 anos de Selecta Sorvetes – marca que revolucionou a indústria do sorvete brasileira – “Memórias do Sorvete” resgata os diferentes aspectos da relação humana com este alimento. O projeto customizado também foi selecionado para a 13ª Bienal Brasileira do Design Gráfico.
A Bienal é organizada pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil e é a mais antiga e importante mostra de design gráfico do país. A exposição parcial dos trabalhos selecionados foi aberta no dia 30 de novembro em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (MON). A seleção completa de trabalhos pode ser conferida em https://bienaladg.org.br/selecionados.  

Conteúdo relevante para quem produz sorvete no Brasil

Ao celebrar o legado da Selecta Sorvetes, marca do grupo Duas Rodas que é líder nacional no segmento de insumos para gelados, “Memórias do Sorvete” foi além de um livro institucional convencional. Para a diretora de arte do Estúdio Siamo, Ana Megda, a intenção com este design editorial foi criar um conteúdo original, abrangente e ao mesmo tempo relevante para quem produz sorvete no Brasil.

“O resultado é um projeto gráfico customizado que reúne, na mesma obra, a saga empreendedora da Selecta e de seus clientes, dados e projeções do mercado, mas também comemora este alimento com histórias emocionantes e de empreendedorismo”, ressalta. 

A riqueza de detalhes da produção fotográfica, ilustrações e infografias completam o conceito editorial deste delicioso trabalho que, além de livro comemorativo, tornou-se fonte de pesquisa para admiradores e profissionais do segmento. 

“A Siamo mais que abraçou a causa: fez esse projeto virar realidade com todo seu profissionalismo e mergulhou de alma e coração para explorar cada detalhe, transformando o conteúdo de forma dinâmica, leve, divertida e muito interessante”, reforça Adriane Gneipel, coordenadora de Marketing da Duas Rodas.

O Brasil Design Award

O Brasil Design Award é um prêmio organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). Considerada a premiação mais abrangente do design nacional, a  edição 2019 contou com 867 projetos inscritos de 22 estados brasileiros. Pela primeira vez em sua história, o prêmio, já consolidado em sua nona edição, mudou o modelo de premiação e abriu inscrições para todas as empresas do Brasil.

 


13ª Bienal Brasileira do Design Gráfico

A Bienal é organizada pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, associação que atua como um canal entre profissionais, estudantes, fornecedores, empresários e público para construir a identidade do design brasileiro. Desde 1992, a Bienal já registrou e expôs mais de 3.500 projetos para mais de 400 mil pessoas de 50 países. Para esta edição, mais de 1.300 foram inscritos, 583 foram selecionados como finalistas e 59 foram escolhidos para a exposição em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (MON).


Ficha técnica
Planejamento editorial e Projeto Gráfico: Estúdio Siamo
Direção de Arte: Ana Megda
Editoração: Ana Megda e Robson Brünning
Edição: Roberta Benzati
Texto: Roberta Benzati, Chloé Pinheiro e Rafaela Mazzaro
Revisão: Gorettti Tenorio
Planejamento Estratégico: Pedro Cizoto
Ilustração: William Santiago
Fotos: Estúdio Panka e Ricardo Perini