TOP
Image Alt

Estúdio Siamo

Logotipo COFFEA aplicado sobre fundo com grãos de café caindo

Podcast COFFEA

Um projeto de branding para COFFEA, o primeiro podcast sobre café do Brasil

Pioneiro no Brasil, o podcast COFFEA foi criado para disseminar informação sobre o universo cafeeiro para os diferentes públicos da cadeia, com programas que combinam ciência, produção, história e novidades a partir de entrevistas com especialistas no assunto.

Identidade Visual, Estratégia
Aplicação do logotipo COFFEA em cartoes de visita e podcast aplicado em ipad

Nasce o Podcast COFFEA

Com o propósito de oferecer conteúdo qualificado e acessível sobre café, no país que é o maior produtor do grão no mundo, o COFEEA surgiu da iniciativa da jornalista Kelly Stein. “Trata-se de uma plataforma independente, com assuntos da ‘porteira para dentro’ e ‘porteira para fora’, ou seja, para quem produz e para quem consome a bebida”, comenta a jornalista.

O projeto tinha um formato ainda inexplorado para o segmento no Brasil. O Estúdio Siamo foi responsável pelo planejamento estratégico e de branding (identidade visual) do Podcast COFFEA, com o objetivo de tornar a marca facilmente compreendida pelo público, com credibilidade e solidez.

Caneca com logo COFFEA aplicado, ao fundo uma chemex
Jornalista Kelly Stein, criadora do portal e podcast COFFEA
A SOLUÇÃO

Cafeinado

O logotipo criado para o COFFEA faz conexão com o formato podcast, combinando a forma gráfica de um microfone à semente do café. O projeto também foi concebido pensando no potencial e mercado que a marca pode explorar no futuro. “Ao longo do processo criativo, nos preocupamos em oferecer uma solução em identidade visual que conversasse com as diferentes plataformas e suas potenciais aplicações”, comenta Ana Megda, Diretora de Criação do estúdio.

Portal COFFEA em diferentes dispositivos como iMac, Macbook Pro, Tablet e celular
O portal

Conteúdo responsivo

Além dos podcasts, o COFFEA também conta com um site desenvolvido pela Siamo. Combinada aos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram), a página funciona como um complemento aos programas, ampliando a presença da marca no digital. A estratégia é oferecer uma experiência de qualidade para o público, com conteúdos aprofundados e responsivos.

Por se tratar de jornalismo independente, o modelo adotado para viabilizar o projeto foi por meio da doação de quem gosta e acredita no COFFEA. A escolha por um financiamento coletivo foi feita com base na consultoria prestada pela Siamo, a partir de estudo das tendências e análise das necessidades do projeto.

Além do portal, o conteúdo do COFFEA também é distribuído em outras plataformas como SpotifyApple Podcasts.

 

Ícone da identidade visual de COFFEA

Impacto

Awareness, conquista de audiência e projetos derivados.

Referência

Projeto tornou-se referência nacional no setor, com convites para coberturas de eventos importantes como a Semana Internacional do Café, entre outros.

Reconhecimento

Diversas menções na mídia nacional e internacional, incluindo o site especializado Sprudge.

Projetos derivados

Força da marca deu origem ao COFFEA Trips, agência que explora o turismo de experiência voltado ao café.

Planejamento: Pedro Cizoto
Direção de Arte: Ana Paula Megda
Designers: Matheus Farias e Ana Paula Megda