TOP
Image Alt

Estúdio Siamo

Como o Brandbook garante uma melhor gestão da marca

Entenda como este guia estratégico pode ser uma ferramenta essencial para a gestão da sua marca.

Uma marca vai muito além de sua identidade visual. Ela deve refletir de maneira clara a cultura da empresa, sua visão de mundo e diferenciais tangíveis e intangíveis. Em outras palavras, a marca é o que uma empresa pensa, fala e faz.

Mas como manter consistência de mensagem quando gerenciamos diversos canais, formatos e fornecedores ao mesmo tempo? Este é um dos principais desafios dos gestores de comunicação e marketing.

É aí que entra o Brandbook – também conhecido por Guia de Marca –, um documento estratégico que norteia a gestão de diferentes áreas da organização em relação à maneira consistente e original de se transmitir a mensagem pretendida pela marca.

Slides com templates de apresentação com a identidade de Boa Compra

O que contém um Brandbook bem estruturado?

  • Proposta de valor, diferenciais e posicionamento de marca
  • Manual de marca: Guia de aplicação visual para logotipos e outros elementos derivados
  • Famílias tipográficas
  • Paleta de cores
  • Estilo fotográfico e/ou de ilustração
  • Outros assets da marca, como ícones, texturas, entre outros.
  • Exemplos de aplicações
  • Tom de voz

O que um brandbook traz de benefícios

Facilita a vida dos criativos: o manual de marca cria um ponto de partida mais claro para que agências de publicidade, estúdios criativos e produtores de conteúdo desenvolvam seus materiais, sejam eles impressos, digitais . Briefings mais precisos e completos geram melhores resultados.

Traz muito mais assertividade para os gestores de marketing e comunicação: o brandbook diminui a subjetividade de peças criativas, ajudando na estruturação e aprovação de materiais. Ele também diminui o esforço para transmitir informações essenciais da marca, uma vez que funciona como guia de consulta para fornecedores e colaboradores internos.

Cria um posicionamento de marca em sintonia com os objetivos de negócio: a estratégia de branding deve sempre estar conectada com os objetivos do negócio, mudanças no comportamento de consumo e bagagem cultural dos públicos. Guias visuais de marca ajudam os negócios a se manterem focados na construção de marca a curto, médio e longo prazo.

Aplicações do Brandbook na prática

Por ser abrangente, o Guia da Marca pode ser aplicado nos mais variados contextos do cotidiano de uma empresa. Um dos usos mais clássicos é na criação de campanhas ou peças de comunicação, garantindo o correto uso dos elementos gráficos, assinaturas e tom de voz da redação. Ele também é essencial para especificações em produções gráficas, estabelecendo com precisão os códigos das paleta de cores corporativas, fontes e outras especificações úteis para gráficas, confecções e similares. Projetos de arquitetônicos, de design de interiores e ambientações também podem ser beneficiados pelos direcionamentos deste guia.

Mas afinal, ele vale o esforço?

O Brandbook é uma ferramenta essencial na gestão de uma marca, uma vez que foca na originalidade, autenticidade e assertividade da comunicação e rede de significados que uma marca deseja incutir na mente de seus públicos. É um documento que só consegue ser estruturado por meio de um estudo abrangente de diferentes áreas da empresa, geralmente ligadas ao marketing, administração e comercial, mas que definitivamente vale todo o esforço.

Ficou interessado em desenvolver um Brandbook? Fale conosco.